Ucanha

Torre de Ucanha e Ponte Medieval


Ucanha é uma aldeia pertencente ao concelho de Tarouca, e classificada em 2001 como Aldeia Vinhateira do Douro. O nome Ucanha deriva de Cucanha, forma usada até ao século XVII, e que significa casebre ou lugar de diversão.

Ucanha foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi integrada no concelho de Mondim da Beira. A integração no actual municipio de Tarouca data de 1898.

A aldeia fica localizada numa encosta que desce até ao rio Varosa (ou Barosa). O vale limitado pelas colinas arborizadas da Serra de Santa Helena apresenta um bonito enquadramento paisagistico.

O principal ponto de interesse é a Torre de Ucanha, classificada desde 1910 pelo IPPAR como monumento nacional. A Torre proporcionava funções de defesa junto à ponte medieval, o controle de pessoas e bens e ainda a cobrança de portagens, cujos rendimentos beneficiavam o couto monegástico de Salzedas. As portagens foram contudo abolidas em 1504 e a torre perdeu grande parte da sua importancia tendo o edificio entrado em declínio e usado como armazem de produtos. A ponte porém continuou a ser usada sendo um dos pricipais pontos de passagem do rio.

Entre a antiga ponte e a nova existe uma praia fluvial.

Locais a visitar:
  • Torre de Ucanha e Ponte Medieval
  • Ruínas Romanas de Salzedas
  • Igreja Paroquial de Ucanha


Mais informação:
Memória Portuguesa - Ucanha
IGESPAR


 
Ponte de Ucanha