Cruzeiros Douro‎ > ‎

Cruzeiros no Douro - Como Escolher?

Como escolher um Cruzeiro no Douro?


Os Cruzeiros do Douro transportam todos os anos milhares de passageiros, percorrendo o rio ao longo da sua via navegável desde o Porto até à Régua, Pinhão ou Barca d'Alva. Os Cruzeiros são realizados em diversos tipos de embarcações, desde navios, barcos tipo rabelo, barcos-hotel, barcos à vela e iates.

Os cruzeiros de 1 dia com partidas das principais cidades nas margens no rio, permitem conhecer o Douro numa grande extensão, entrando no coração do Alto Douro Vinhateiro onde os turistas podem apreciar as bonitas paisagens da região classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Estes cruzeiros passam por várias barragens, e subir ou descer as suas eclusas é uma experiência única em Portugal e que não deve perder.

Contudo, um dia não é suficiente para percorrer o rio em toda a sua extensão (cerca de 200 quilómetros), o que é apenas possível em cruzeiros de dois ou mais dias no Douro, tais como os barcos-hotel.

Estão ainda disponíveis mini-cruzeiros com durações a partir de 1 hora com partidas das principais localidades junto ao Douro, como a cidade do Porto, Régua ou Pinhão.

No Douro Internacional, estão disponíveis cruzeiros que permitem apreciar as arribas do Douro junto a Miranda do Douro e a natureza intocada das paisagens na albufeira da barragem de Saucelle, junto a Freixo de Espada à Cinta.



Critérios de Escolha:

Existem diversas opções de cruzeiros pelo que deve escolher:
  • Percurso do cruzeiro: localidades de origem e destino, subida ou descida do rio
  • Tipo de cruzeiro
  • Datas dos cruzeiros / disponibilidade
  • Preço


Percursos dos Cruzeiros

Para escolher o percurso deve determinar o local de partida e chegada do Cruzeiro, e se pretende subir ou descer o rio.

As principais localidades de passagem / paragem dos cruzeiros são as seguintes:
  REPORTAGENS
Cruzeiro da Régua a Barca d'Alva
 Cruzeiro Régua - Barca d'Alva

Cruzeiros no Douro - Como Escolher?
Cruzeiro Porto - Régua

Passeio de Barco no Douro Internacional
Passeio de Barco
Douro Internacional



Época dos Cruzeiros:
A época regular de Cruzeiros no Douro inicia-se em meados de Março(*) e termina no final do ano. Fora desta época as eclusas das barragens do Douro estão encerradas.


*datas definidas pelo IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos







Estão disponíveis os seguintes percursos:
(cada percurso com descrição e cruzeiros disponíveis)

Cruzeiros no Douro - Porto / Régua / Porto
Cruzeiros no Douro - Porto / Pinhão / Porto
Cruzeiros no Douro - Régua / Barca d'Alva / Régua
Cruzeiros no Douro - Porto / Barca d'Alva / Porto
Cruzeiros no Douro - Régua / Pocinho / Régua
Cruzeiros no Douro - Régua / Pinhão / Régua

Subir ou descer o Douro?

Esta é uma dúvida recorrente. Subir o rio a partir do litoral, e caso não conheça a região pode ser uma experiência interessante pois a cada hora que passa a paisagem vai-se transformando, à medida que se aproxima do Alto Douro Vinhateiro. A subida das eclusas é também uma experiência única. Por outro lado a descida do rio, com chegada à Foz no final do dia, ao pôr do Sol, é uma experiência maravilhosa.


Tipos de Cruzeiros

Estão disponíveis diversos tipos de cruzeiros no Douro com diferentes durações, desde os mini-cruzeiros locais de 1h, cruzeiros de um dia (que são dos mais procurados), os cruzeiros de 2 dias que combinam cruzeiro com dormida em hotel da região e os cruzeiros de até 8 dias em barco hotel.

Os cruzeiros podem ser realizados em navio, barco-hotel, barcos tipo rabelo, veleiros, iates ou ainda cruzeiros ambientais (Douro Internacional).

De seguida, apresentamos as opções disponíveis:

   

Nota:

  A descida do Douro é ligeiramente mais barata que a subida.





Nota:
Os cruzeiros de um dia incluem almoço a bordo. O regresso ao local de partida é feito normalmente de comboio ou em alternativa de autocarro.
Cruzeiros Diários
Cruzeiros em Barco Hotel
Cruzeiros de 2 dias
Cruzeiros em Veleiro
Cruzeiros em Barco Rabelo
Cruzeiro das Pontes - Porto - RABELOS BLUE BOATS


Consulte aqui os principais operadores fluviais do Douro.


Datas dos Cruzeiros

A época regular dos cruzeiros no Douro inicia-se em meados de Março (*) e termina no final do ano. Durante a época regular estão disponíveis todos os tipos de cruzeiros que inclui os cruzeiros de um ou mais dias e os cruzeiros em barcos-hotel. Fora desta época as eclusas das barragens encontram-se encerradas pelo que apenas estão disponíveis cruzeiros locais de curta duração.

Disponibilidade dos Cruzeiros

É durante o fim de semana que os cruzeiros têm maior procura, assim a oferta de cruzeiros e percursos disponíveis é maior. Aos dias de semana a oferta é menor devido à procura mais baixa.

A época alta dos cruzeiros do Douro está compreendida entre Junho e Setembro (mês das Vindimas no Douro), sendo neste período que a disponibilidade de cruzeiros é maior. Na época baixa, os cruzeiros são menos regulares.

No entanto, dada a grande oferta de cruzeiros realizada por diversos operadores ao longo de todo o ano, existem sempre várias alternativas disponíveis. Consulte aqui toda a oferta: Cruzeiros no Douro


Preços dos Cruzeiros

O preço dos cruzeiros está principalmente relacionado com a duração do mesmo e se este se realiza durante a semana ou ao fim de semana.

Consulte aqui: Caso pretenda ajuda na escolha do seu Cruzeiro no Douro contacte-nos através do e-mail: contacto@roteirododouro.com

Boa viagem pelo Douro!
   


(*) Navegação no Douro regulada pelo: IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.




Nota:
O preço dos cruzeiros é menor aos dias de semana.