Linha do Douro

A linha do Douro é uma linha de caminho de ferro que liga o Porto a Barca d'Alva e que acompanha o rio Douro numa extensão de 200 quilómetros. Ao longo do percurso podem ser admiradas as bonitas paisagens do Douro, classificado pela UNESCO como património da Humanidade.

A construção da linha do Douro decorreu entre 1873 e 1887. A ligação entre Ermesinde e a Régua fica concluída em 1879, e chega ao Pinhão um ano mais tarde em 1880. Em 1883 inicia-se a construção do troço até Barca d'Alva que é inaugurado a 9 de Dezembro de 1887 sendo no mesmo dia inaugurada a ligação ao troço internacional que liga a  La Fregeneda e Salamanca permitindo a ligação à rede ferroviária espanhola.

A linha do Douro foi uma obra que grande importância para a região pois permitiu criar uma alternativa ao rio Douro, a única via de comunicação, o que veio permitir o transporte regular de pessoas e produtos agrícolas, especialmente o vinho, ligando o Alto Douro Transmontano ao litoral.

A ligação internacional foi contudo fechada em 1985 e em 1988 é fechada a ligação entre o Pocinho e Barca d'Alva. Assim hoje em dia a linha do Douro está aberta apenas até ao Pocinho.


A linha do Douro e o Turismo

Percorrer a linha do Douro de comboio é uma das melhores formas de conhecer a região.

O percurso acompanha o rio Douro ao longo da sua extensão permitindo desfrutar a bela paisagem classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. As encostas repletas de vinhedos e socalcos que se refletem no rio, as quintas nas margens, constituem uma paisagen única e com este enquadramento o comboio segue, descrevendo as curvas do rio, passando por túneis e pontes. É uma viagem muito bonita e que não deve perder.

Comboio Histórico a Vapor

Percorrer a linha do Douro no comboio histórico da CP é como fazer uma viagem ao passado. Um percurso à beira rio, marcado pela beleza da paisagem. A locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e as 5 carruagens históricas, percorrem a distância que vai da estação da Régua à Estação do Tua, numa viagem única ao passado.

Mais informação sobre o Comboio Histórico a Vapor.

Cruzeiros do Douro

Os Cruzeiros do Douro combinam regularmente a viagem de barco com o regresso de comboio. Esta é a melhor forma de regressar do seu cruzeiro, junto ao rio, desfrutando das lindas paisagens que o Douro proporciona.
 

Estação do Pinhão,
com os seus painéis de azulejos que retratam
as paisagens do Douro e as vindimas





Linha do Douro
(Foto: andrelima)




Comboio histórico a Vapor
(foto:
António Pinto)