Localidades‎ > ‎

Lamego



Lamego        Restaurantes        Hotéis

Lamego é uma cidade situada na margem sul do rio Douro, pertence ao distrito de Viseu e é um dos mais importantes centros urbanos da região do Douro.

Cidade muito antiga, teve ocupação romana, e foi conquistada em 1089 aos Mouros por Fernando Magno de Leão. É uma cidade histórica, possuindo uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.

O Santuário de Nossa Sra dos Remedios e a sua escadaria, são o ex-libirs da cidade. Foi contruído no seculo XVIII no monte de Santo Estevão, em honra da Senhora dos Remédios. A escadaria ergue-se desde o centro da cidade até ao cimo do monte, e está repleta de lugares sagrados e surpreendentes.

A Sé de Lamego, é um monumento anterior à fundação da nacionalidade, mas sofreu diversas reconstruções e combina hoje uma variedade de estilos que a tornam um dos mais belos monumentos da região.

A Igreja de São Pedro de Balsemão, Monumento Nacional, é a segunda mais antiga da Península Ibérica, possivelmente de origem visigótica.

Em Lamego há uma forte herança cultural estando o municipio repleto de igrejas, capelas, aldeias históricas e pontes medievais, bem como inúmeros vestígios de ocupação primitivas destas terras.

Na gastronomia destacam-se os Presuntos, o Cabrito Assado com Arroz no Forno, os Milhos com Entrecosto, as Bôlas de Presunto e as Trutas com Presunto. Nos doces destaca-se a Tarte de Lamego e os doces das freiras do extingo Convento das Chagas: as gradinhas, celestes e os peixinhos de chila.



A visitar:

Festas e Romarias:
  • Nossa Senhora dos Remédios, 26 de Agosto a 8 de Setembro
  • Carnaval de Lazarim, terça-feira de Carnaval
 

Santurário de Nossa Senhora dos Remédios


Sé de Lamego