Localidades‎ > ‎

Pinhão

Pinhão. Vista do miradouro de Casal de Loivos

Pinhão        Restaurantes        Hotéis

A bonita vila de Pinhão fica situada na margem direita do rio Douro, no coração do Alto Douro Vinhateiro onde estão localizadas muitas das principais quintas produtoras de vinho do Porto.

O nome da vila deve o seu nome à localização na foz do rio Pinhão, um dos afluentes do Douro. Aninhada entre os dois rios, e situada numa encosta em degraus sobre o Douro apresenta uma linda paisagem salpicada por quintas e solares numa beleza única típica do Alto Douro Vinhateiro.

Entre o principal património da vila de Pinhão encontra-se a Estação Ferroviária, construída durante o século XIX muito conhecida pelos seus azulejos representativos da produção do vinho do Porto, desde as vindimas, o pisar das uvas até ao transporte do vinho em barcos rabelo rio abaixo até às caves em Vila Nova de Gaia.

O caminho de ferro permitiu o desenvolvimento desta povoação, ao permitir o transporte de pessoas e mercadorias neste local de difícil acesso e cujo rio Douro era o principal meio de comunicação. Ver linha do Douro.

Ao longo dos anos o turismo tem vindo a crescer e hoje em dia o Pinhão é um dos principais locais de paragem dos Cruzeiros do Douro. Existe na vila uma boa oferta de restaurantes e bares, alojamento e lojas de artesanato.

Locais a visitar:

Actividades:

Festas:

  • Nossa Srª da Conceição, 2º Domingo de Julho.

Ponte do Pinhão

Estação do Pinhão,
com os seus painéis de azulejos que retratam
as paisagens do Douro e as vindimas