Localidades‎ > ‎

Tabuaço

Quinta do Seixo - Tabuaço

Tabuaço        Restaurantes        Hotéis

Tabuaço é uma simpática vila, às margens do rio Távora “plantada”. Região intensamente rural, onde paisagens deslumbrantes “tocam” ainda na margem esquerda do rio Douro.

Tabuaço, muito cedo foi povoada, desde tempos pré-históricos. Os povos que por aqui viveram, deixaram pela região diversos vestígios, tais como Castros, inscrições rupestres ou heranças arqueológicas como os achados do lugar de S. Vicente ou as Necrópoles de Passo Frio e de Sendim ou ainda os lagares de vinho e de azeite escavados na rocha, um pouco por todo o concelho. Existem também vestígios da época suevo-visigótica e romana, tais como as igrejas de S. Pedro das Águias, de Nossa Senhora do Sabroso ou as pontes, na sua maioria destruídas, mas entretanto reconstruidas algumas delas.

O concelho trabalha na sua grande maioria, no setor primário. A agricultura tem um grande peso e o produto de maior relevo económico é o vinho. Não esquecendo também o artesanato que está intimamente ligado à construção de peças e instrumentos relacionados com a vitivinicultura. A cestaria, a tanoaria e a latoaria são as mais importantes artes artesanais no concelho.

Sendo a agricultura o setor principal, Tabuaço continua a ser uma região muito preponderante pela vitivinicultura, onde os dogmas se têm conservado. Sinal dessa força económica, são as casas senhoriais e brasonadas espalhadas um pouco por todo o concelho.

A gastronomia da região, de sabores e saberes tradicionais, onde a principal especialidade é o cabrito recheado com arroz de forno, tem também no presunto, na bola de carne ou nos peixinhos do rio em molho de escabeche, autênticas iguarias. A acompanhar, claro, o vinho da região, que dispensa apresentações. Os doces de castanhas e o Bolo-Rei de Tabuaço, conhecido como o melhor do país, também são autênticos manjares dos deuses.


Festas e romarias:
  • S. João, a 24 de Junho (feriado municipal);
  • Nossa Senhora da Conceição, a 8 de Dezembro
 
Aldeia de Barcos
(Aldeia Vinhateira do Douro)

Igreja Matriz de Barcos