Natureza‎ > ‎

Parque Natural do Douro Internacional

Douro Internacional


O Parque Natural do Douro Internacional abrange a área onde o rio Douro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha, entre Miranda do Douro e Barca de Alva, e ainda o rio Águeda, um afluente do Douro.

Criado em 1998 é um dos mais recentes parques naturais de Portugal e abrande uma área de 85.150 hectares de area protegida.

Nesta zona o rio Douro corre através de gargantas profundas esculpida nas rochas, as arribas do Douro. O rio tem neste troço de cerca de 120 quilómetros um grande desnível o que originou a construção de 5 barragens, são elas: Miranda, Picote e Bemposta em Portugal e Aldeadavila e Saucelle em Espanha.

Em termos de fauna encontramos várias aves que aqui nidificam como o abutre do Egipto (símbolo do parque), a águia real, a águia de Bonelli, o grifo e a cegonha-preta.

A vegetação é caracterizada por bosques de zimbro, azinheiras, carvalhos, sobreiros e lódão. Encontram-se ainda o olival, a vinha, e ainda amendoeiras e laranjeiras.

Nos meses de Fevereiro e Março as amendoeiras em flor são um espetáculo que não deve perder nesta região, quando ocorre a festa da flor da amendoeira.
 
Arribas do Douro. Douro Internacional.
Foto: CGRM


Grifo