Património‎ > ‎

Castelo de Lamego


 Localidades > Lamego > Castelo de Lamego
Património

Imponente e vigilante, o Castelo de Lamego terá sido edificado sobre um antigo castro Lusitano que os Romanos mais tarde viriam a fortificar. O Castelo tem uma planta poligonal irregular - adaptada ao terreno em que se insere, de estilo gótico, românico e militar. Num plano inferior tem as suas envolventes muralhas.

Do primitivo Castelo, sobressaem a cisterna abobadada, a alcáçova com a torre de menagem e duas portas – a Norte, a Porta dos Figos ou dos Fogos (também denominada de Porta da Vila ou do Aguião) e a Sul, a Porta do Sol, que determinam a estrutura de muralha do antigo Castelo.

Perto da Porta do Sol, é “obrigatória” a visita a uma casa brasonada que pertenceu à Ordem de Cister e que mais tarde veio a ser “Casa da Roda” - esta destinava-se ao acolhimento das crianças rejeitadas que ali eram deixadas anonimamente pelas suas mães.

A Cisterna do Castelo de Lamego - considerada uma das melhores do país, encontra-se extramuros da praça de armas. Construída em pedra retangular, é abobadada e com ogiva nervada sustentada por robustas cintas apoiadas em pilares.

O visitante “mergulha” de tal forma no passado que múltiplas memórias são projetadas de forma contínua nas pedras que em tempos eram apenas espetadoras. Agora podem-se apreciar 800 anos de sons do quotidiano de outros tempos, desde o galo, o sino, o pregão, a procissão ou o riso.

A visita ao Castelo só pode ficar concluída com a subida à Torre de Menagem. Daqui o visitante pode apreciar os rios Varosa, Coura e Balsemão. Sentinela atenta da cidade, das encostas do Douro, das terras de Trás-os-Montes e de Montemuro, a Torre ergue-se sobranceira a toda a região circundante.

De planta quadrangular, posicionada a Oeste da praça de armas, a Torre internamente divide-se em três setores, com pisos e escadas de madeira. Está iluminada por frestas, sendo que algumas foram modificadas para janelas “à posteriori”. Ao cimo é constituída por ameias.


 

Castelo de Lamego
visto do centro da cidade