Património‎ > ‎

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios




O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios fica situado em Lamego no monte de Santo Estêvão, sendo uma das principais igrejas de peregrinação do país.

A partir da Avenida Dr. Alfredo de Sousa, no centro de Lamego, existe uma imensa escadaria que sobe até ao alto do monte, onde se encontra o Santuário. Erguido em 1750 a sua conclusão termina apenas em 1905 e substituiu a capela dedicada a Santo Estêvão.

Com o tempo, a devoção a Santo Estêvão foi decaindo e foi crescendo a dedicação à virgem, que era o alvo das preces de quem padecia de males e necessitava de ajuda, o que deu origem à devoção a Nossa Senhora dos Remédios.

O Santuário e o longo escadório de 686 degraus que sobe o monte, estão envolvidos por um denso arvoredo, o Parque de Santo Estêvão e que confere um ar místico ao conjunto. O parque é um local muito aprazível com vários locais de descanso.

Ao longo do escadório encontramos diversos patamares, onde encontramos diversas obras de arte. Esculturas com variados motivos, fontes, obeliscos, painéis de azulejos e uma capela são algumas das obras que pode encontrar.

Do Santuário a vista sobre Lamego é formidável. Este é um dos locais de visita obrigatória na região.

O Santuário

O templo apresenta na sua fachada traços do estilo barroco e rococó. Na sua construção foi empregue a pedra de granito.

No seu interior, encontra-se no altar mor a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, encontram-se junto dela três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.

Festas e Romaria de Nossa Senhora dos Remédios

As festas tradicionais da cidade e Romaria de Nossa Sra dos Remédios decorrem anualmente entre 6 e 8 de Setembro.
 

Altar




Fonte - Obelisco dos Gigantes