Rio Douro‎ > ‎Barragens do Douro‎ > ‎

Barragem do Pocinho

Barragem do Pocinho


A barragem do Pocinho fica situada no Concelho de Vila Nova de Foz Côa, junto à aldeia do Pocinho, entre a foz do rio Sabor e rio Côa. Foi inaugurada em 1982.

É uma barragem com um desnível de 22m, situada ao km 180 da via navegável do Douro, a cerca de 27 kms de Barca d’Alva / Vega Terrón onde se situa o limite da via navegável.

A albufeira do Pocinho está classificada de utilização livre, permitindo a prática de atividades desportivas e de lazer sem restrições (barco, barco a motor, remo e natação) e a prática condicionada de pesca e surf. Fica aqui localizado o centro de alto rendimento de remo do Pocinho.

Os Cruzeiros que sobem da Régua ao Pocinho ou Barca d’Alva passam por esta barragem, sendo esta a ultima das barragens com eclusa no Douro.

A montante de Barca d’Alva existem as barragens do Douro Internacional (onde o rio define a fronteira entre Portugal e Espanha) mas que não têm eclusas, pelo que a navegação está limitada a embarcações locais a cada uma das respectivas albufeiras.




Ponte Ferroviária e Barragem do Pocinho