Roteiros

O rio Douro percorre mais de 200 quilómetros em Portugal e mais de 100 na região do Douro internacional onde faz fronteira com Espanha.

Ao longo do seu curso atravessa o Norte de Portugal e dezenas de concelhos, nos quais podemos encontras as bonitas paisagens do Alto Douro Vinhateiro, uma região classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, e as Arribas do Douro Internacional.

Podemos encontrar as bonitas cidades de Vila Real, Lamego entre muitas outras povoações ribeirinhas como Peso da Régua, Pinhão, Miranda do Douro, e no litoral a cidade do Porto.

Através do Alto Douro, Douro Litoral e Trás-os-Montes podem-se fazer vários percursos turísticos. Ficam aqui algumas sugestões para conhecer esta bonita região.
 



Cruzeiro da Régua a Barca d'Alva

Neste percurso fizemos o Cruzeiro da Régua até Barca d’Alva, com regresso de Comboio pela linha do Douro. Este trajecto é o mais maravilhoso do Douro, pois passa pelo coração do Douro vinhateiro, várias quintas, três barragens e por muitos locais com vistas deslumbrantes. É um percurso obrigatório, para conhecer esta região de uma forma única.

Um cruzeiro que recomendamos vivamente!

 



Cruzeiro do Porto à Régua

Neste percurso fazemos a subida do Douro, desde o Porto até Peso da Régua localizada no coração do alto Douro Vinhateiro. Será um percurso de 7 horas com almoço a bordo, que nos levará através de duas barragens: Crestuma-Lever e Carrapatelo. Ao longo do percurso pode observar as vinhas em socalcos nas margens do rio, quintas e bonitas paisagens enquanto o rio serpenteia pelo meio das encostas cada vez mais íngremes.

 



Passeio de Barco no Douro Internacional

Vamos neste percurso conhecer o Douro Internacional. Partimos da praia fluvial da Congida, a cerca de 2 kms de Freixo de Espada à Cinta, e subimos o Rio Douro navegando pela albufeira da barragem de Saucelle. Passamos por La Barca, povoação espanhola, e seguimos até perto da barragem de Aldeadávila. Fazemos depois o percurso de volta.

 



Cruzeiro Ambiental no Douro Internacional

Fomos até Miranda do Douro, fazer um cruzeiro ambiental no Douro Internacional.

Com partida junto à cidade de Miranda do Douro, este cruzeiro é enquadrado pela magnífica paisagem das arribas do Douro, esculpidas pela passagem do rio durante milhares de anos. É uma paisagem única em Portugal.

 




Outras sugestões:

  • Roteiro pela Estrada Nacional 222, ao longo do Douro, entre a Régua e o Pinhão
  • Roteiro pelos Miradouros do Douro
  • Viagem de Comboio pela linha do Douro entre a Régua e o Pocinho