Os Cruzeiros do Douro transportam todos os anos milhares de passageiros, percorrendo o rio ao longo da sua via navegável desde o Porto até à Régua, Pinhão ou Barca d’Alva. Os Cruzeiros são realizados em diversos tipos de embarcações, desde navios, barcos tipo rabelo, barcos-hotel, barcos à vela e iates.
Os cruzeiros de 1 dia com partidas das principais cidades nas margens no rio, permitem conhecer o Douro numa grande extensão, entrando no coração do Alto Douro Vinhateiro onde os turistas podem apreciar as bonitas paisagens da região classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.
Estes cruzeiros passam por várias barragens, e subir ou descer as suas eclusas é uma experiência única em Portugal e que não deve perder.
Contudo, um dia não é suficiente para percorrer o rio em toda a sua extensão (cerca de 200 quilómetros), o que é apenas possível em cruzeiros de dois ou mais dias no Douro, tais como os barcos-hotel.
Estão ainda disponíveis mini-cruzeiros com durações a partir de 1 hora com partidas das principais localidades junto ao Douro, como a cidade do Porto, Régua ou Pinhão.
No Douro Internacional, estão disponíveis cruzeiros que permitem apreciar as arribas do Douro junto a Miranda do Douro e a natureza intocada das paisagens na albufeira da barragem de Saucelle, junto a Freixo de Espada à Cinta.