Barca d'Alva

Barca d’Alva, é uma aldeia situada num bonito vale na margem esquerda do Douro, junto à fronteira com Espanha e inserida no Parque Natural do Douro Internacional.

Barca d’Alva desenvolveu-se com a construção da Linha do Douro no século XIX e consequente ligação ferroviária a Espanha (estação da Fregeneda) que permitia uma ligação ao resto da Europa. A estação fronteiriça de Barca D’Alva tinha para além das funções normais um posto aduaneiro, guarda fiscal e um hotel.

Em 1988 a estação ferroviária foi desativada bem como a ligação ferroviária a Espanha.

Os terrenos em redor de Barca D’Alva são muito ricos em atividades agrícolas, com culturas como olivais, vinhas e amendoais.

Barca D’Alva é desde a construção do seu cais fluvial um ponto de paragem dos Cruzeiros do Douro sendo o limite do canal de navegação do Douro. É uma região com paisagens muito bonitas, estando inserida no Parque Natural do Douro Internacional e que também é conhecida pelas Amendoeiras em Flor.

A visitar:

  • Estação Ferroviária
  • Festa da Flor da Amendoeira