Palácio de Mateus

O Palácio de Mateus é um Solar construído no século XVIII, um dos mais belos representantes do período barroco em Portugal.

A sua construção tem a assinatura de Nicolau Nasoni, conhecido pela construção da Torre dos Clérigos no Porto. O Palácio é constituído pela Casa principal, pelos bonitos jardins, a Adega e uma Capela.

No interior da Casa podemos encontrar uma biblioteca, onde se destaca entre os inúmeros livros a célebre edição ilustrada dos Lusíadas de Luís de Camões, editada em 1816. Várias peças de mobiliário, tapetes, loiças e vestes podem ser encontrados nas várias divisões.

História

A Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII por António José Botelho Mourão, 3º Morgado de Mateus. Substitui-se à casa da família já existente no local em inícios do século XVII. Em 1911 é classificada como Monumento Nacional.

A arquitectura barroca, de gosto italiano, é atribuída a Nicolau Nasoni pela coerência do estilo e semelhança com outras obras de sua autoria. Segundo Robert Smith, especialista na sua obra, o arquitecto terá dedicado à construção da Casa, ou pelo menos à sua fachada central e decoração, os anos entre 1739 a 1743.

A escultura de João Cutileiro, que desde 1981 dorme no Lago, integrou já a imagem da Casa.

Visita

O Palácio de Mateus fica situado a cerca de 3 kms de Vila Real. Pode estacionar o carro gratuitamente em frente à entrada principal ou numa das ruas laterais do palácio. O estacionamento dentro do palácio é pago.

Ao entrar, encontra a bilheteira ao seu lado direito e um caminho de terra rodeado de árvores. Ao passar pelo caminho as árvores abrem-se e depara-se com uma linda vista do palácio de Mateus, e do seu lago. É uma imagem digna de um postal.

Seguindo à volta do lago, pode seguir até à casa principal. As visitas guiadas começam na Adega, situada à esquerda do palácio. Aos jardins pode aceder passando pelo piso térreo da casa, junto às cavalariças ou circulando o palácio pela sua direita.

Dado que as visitas começam a horários definidos pode, fazer tempo passeando pelos bonitos jardins. Os jardins estão magnificamente bem arranjados, e delineados com bucho verdejante e canteiros florais. Um túnel de cedros cobre a escadaria nascente em frente ao qual existe um lago.

Localização