Visitar o Douro

O Alto Douro Vinhateiro é uma região situada no nordeste de Portugal, onde desde há mais de 2000 anos é produzido vinho. Em 1756, é criada a Região Demarcada do Douro, a primeira do mundo, para regular a produção de Vinho do Porto. Foi classificada pela UNESCO em 2001 como Património da Humanidade.

O Rio Douro, o maior rio do norte de Portugal, é a artéria central da vida da região, sendo desde tempos imemoriáveis um canal de transporte essencial no transporte do vinho do Douro e de pessoas. Com uma beleza inigualável, no Alto Douro Vinhateiro encontra encostas e socalcos com vinhedos que preenchem uma paisagem moldada pelo homem durante séculos.

Visitar o Douro é conhecer a longa história da região, na produção de vinho do Douro e do Porto, maravilhar-se com as belas paisagens e miradouros com vistas de cortar a respiração. É conhecer como se produz o vinho, visitar as Quintas do Douro e provar o vinho produzido na região.

Ao longo do rio Douro, os Cruzeiros do Douro transportam todos os anos milhares de passageiros, percorrendo o rio ao longo da sua via navegável desde o Porto até à Régua, Pinhão ou Barca d’Alva. Estes cruzeiros passam por várias barragens, e subir ou descer as suas eclusas é uma experiência única em Portugal e que não deve perder.

No Douro Internacional, estão disponíveis cruzeiros que permitem apreciar as arribas do Douro junto a Miranda do Douro e a natureza intocada das paisagens na albufeira da barragem de Saucelle, junto a Freixo de Espada à Cinta.