Localidades‎ > ‎

Vila Real


Vila Real        Restaurantes        Hotéis

Vila Real é a capital do Alto Douro. Sede de concelho e de distrito fica situada em Trás-os-Montes perto das serras do Marão e do Alvão, na margem direita do rio Corgo um afluente do rio Douro.

Com as suas terras férteis e produtivas, Vila Real apresenta vestígios de ocupação humana desde o paleolítico. Da ocupação romana da região podemos encontrar o Santurário de Panóias.

Em 1296, o rei D. Dinis atribui-lhe foral e é fundada Vila Real de Panóias. A sua localização privilegiada, no cruzamento das estradas Porto - Braçança e Viseu - Chaves permite um crescimento sustentado. A presença, a partir do século XVII da Casa dos Marqueses, faz com que muitos nobres da corte também aqui se fixem. Facto comprovado por várias pedras-de-armas com os títulos de nobreza dos seus proprietários que se vêem ainda hoje na cidade.

Junto a Vila Real encontra-se o Palácio de Mateus, solar de arquitectura barroca cuja traça é atribuída a Nicolau Nasoni. A zona do palácio é soberba com jardins variados e de diferentes épocas, um lago e um pátio com espécies botânicas exóticas.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, atraiu para a cidade população jovem que veio dar uma nova vida à cidade.

Em termos gastronómicos encontramos a Vitela e o Cabrito Assado, as Tripas aos molhos, a Carne Maronesa, os Covilhetes, a Bola de Carne e os Enchidos. A pastelaria é rica em doces conventuais: as Tigelinhas de Laranja, os Pastéis de Santa Clara, as Cristas de Galo, os Pitos de Santa Luzia e as Ganchas.


A visitar:


Festas:
  • Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, Domingo de Pascoela
  • Feira de São Pedro (ou dos Pucarinhos), 27 a 29 de Junho.
  • Romaria da Senhora da Pena, no segundo Domingo de Setembro
 
Igreja de São Domingos
Sé Catedral

Palácio de Mateus